
Chegou ao Brasil Baco, uma cerveja singular no mercado nacional e mesmo internacionalmente pela sua história, conceituação, produção e sabor diferente
A cerveja Baco originalmente fabricada no México, tem suas características peculiares ligadas a sua origem. Sua fórmula e sabor diferenciado (maior teor alcoólico, aspecto avermelhado escuro e sabor agressivo) surgiram da mistura dos sabores das primeiras cervejas chegadas a América Central, com as bebidas destiladas tradicionais do território mexicano. As primeiras fórmulas destas bebidas foram produzidas por mercadores indianos que vinham comercializar principalmente no sudoeste dos Estados Unidos e que acabavam chegando ao território mexicano para trazer seus produtos e eram chamados pela população local de “comancheros”. Esses comerciantes misturavam as cervejas tradicionais, que não agradavam ao gosto popular, as bebidas destiladas de sabor mais forte muito consumidas na região, acrescidas de chás e ervas locais. A bebida resultante era chamada de “puta”. A origem desta denominação um pouco estranha deu-se devido à associação que a população desta região fazia entre a bebida forte e as mulheres de vida fácil. Como será explicado mais adiante, esta bebida acompanhou de perto revoluções e conflitos no México, e como as mulheres da vida, esta sempre acompanhava os soldados durante os conflitos, daí o nome de “puta”. Esta ficou tão popular que surgiram até canções entre as classes mais humildes da população para reverenciá-la, sendo que uma das mais conhecidas tinha como refrão a frase “te quiero puta”. O refrão ficou tão incorporado à tradição local, que atualmente é normal, no México, pessoas pedirem cerveja anunciando-o.
A “puta” foi associada, em seu surgimento, as parcelas mais pobres e a turbulentas da sociedade que se envolveram no início de 1910 em revoltas sociais provocadas pela reforma agrária frustrada que neste período estourou no país. O termo “comanchero” tornou-se popular e as pessoas envolvidas nas rebeliões passaram a adotá-lo para denominarem seus companheiros. Antes de qualquer ação, o comandante do grupo gritava “bamo arriba comancheros!”
A partir da década de 80 a Companhia de Bebidas Mexicana S/A começou a comercializar a “comancha” com uma roupagem moderna e distribuição restrita a boates e casas noturnas, para um público A, B, predominantemente masculino (principalmente pelo seu sabor mais agressivo) e com uma apelação comercial voltada aos conceitos de masculinidade e agressividade. A marca foi introduzida no mercado absorvendo essa cultura de rebeldia e agressividade, carregando já em seu nome essas conotações, Baco deus romano das orgias e do vinho. O nome Baco ainda faz referência à lendária frase dos exércitos revolucionários “bamos arriba comacheros”.
As cores utilizadas na marca da cerveja Baco remetem a ao tom avermelhado da bebida e as cores amarelo-terrosas das ervas utilizadas para produzir seu sabor característico. Como slogan da marca foi usado o refrão famoso da música popular mexicana: “te quiero puta”.
Apesar de sua origem popular a cerveja Baco foi transformada, através de um eficiente posicionamento de marketing, em um sucesso entre os jovens rebeldes de classe alta da sociedade mexicana, transformando-se em um símbolo de status entre esse público. A Cerveza Baco ainda contratou o grupo alemão Rammstein, muito apreciado pelo público alvo, para regravar a tradicional canção “te quiero puta”.
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