
Previsão do tempo
por Bruno C.
Não posso negar que a previsão do tempo é importante para quem planta, viaja ou vai realizar um evento ao ar livre, mas ela perde toda sua importância por um sim¬ples detalhe que é a de errar de vez em sempre. Por mais inexata que seja a meteorolo¬gia nenhuma ciência pode errar tanto. Acertar no jogo do bicho parece mais fácil do que prever o tempo. Eu gostaria de sugerir aos editores-chefe a trocarem o nome “Previsão do Tempo” por algum mais comprometido com a realidade do “quadro” como: Sem Visão do Tempo, Tentando Adivinhar o Tempo, Errando o Tempo, Encheção de Tempo, Perca de Tempo ou Sem Noção do Tempo.
Um amigo meu me contou a sua teoria de como a previsão é feita. Segundo ele um repórter telefona para outro repórter (ou conhecido) que mora nos arredores da região onde a previsão é desejada e pergunta:
─ Como é que tá o tempo aí?
E aonde é cercado pelo mar ele telefona para os barcos e navios perto da costa, conforme a resposta ele faz a previsão. Essa é uma teoria pouco provável, mas que tem fundamento, acompanhe o meu raciocínio: eles não po¬deriam ter várias daquelas imagens de satélites e publicá-las de acordo com os tele¬fonemas. Pois é, eles podem repeti-las o quanto quiser porque ninguém vai notar diferença entre elas. Aliás, que satélites são esses que gravam e nos enviam imagens da Terra? Eu confesso nunca ter ficado sabendo do lançamento desses satélites, os que eu me lembro eram para fotografar o Sol, Marte, a Lua, os anéis de Saturno essas coisas interessantes. Outro argumento é por que existem tantos institutos de previsão do tempo se ela é uma só? E por que há divergências entre elas já que a Terra é a mesma? Eles não devem ligar para a mesma pessoa.
E como será o tempo amanhã?
Continua sendo um mistério.
0 comentários:
Postar um comentário